A Gênese
No dia 4 de fevereiro de 2013, durante a nossa primeira Reunião Pedagógica, os professores presentes sugeriram que o primeiro projeto fosse em comemoração ao centenário de Vinícius de Moraes, onde fossem desenvolvidas práticas pedagógicas em que toda comunidade escolar estivesse envolvida, priorizando a construção do saber através de sua vida e obra, utilizando recursos midiáticos diversificados, bem como passeios, palestras, teatros, jogos, músicas, filmes, etc., afim de despertar em nossos alunos, não só o gosto pela construção do conhecimento, mas também a consciência de sua importância e participação em todo processo pedagógico, pois acreditamos que, uma vez que o aluno comece a se colocar como protagonista da construção do saber, ele terá a real dimensão da importância das atividades propostas para seu processo de aprendizagem. Dessa necessidade surgiu o projeto:
"Vinícius de Moraes: É Melhor Ser Alegre que Ser Triste".
A Produção
O segundo passo para o andamento do projeto, foi a escolha dos professores pela turma a qual ele desenvolveria o tema, relacionando-o à sua matéria e adequando-o aos conteúdos do Currículo Mínimo. A partir daí, cada professor começou um trabalho de sensibilização de seus alunos para que o projeto fosse se concretizando.
Todas as turmas foram apresentadas a Vinícius de Moraes através de um documentário exibido, comentado e discutido pelos professores Bruno Figueiredo (Geografia), Cátia Maria Porto Silva (Português) e Marta de Menezes Miranda (Português). Além disso, os alunos participaram de passeios para realização dos trabalhos "Paisagens do Contraste" e "Recriando Vinícius em Arte Efêmera" , realizaram pesquisas para todas atividades, apresentaram seminários, fizeram uma releitura dos trabalhos realizados pelo autor através de dramatizações, fotografias, poesias, músicas, jogos, etc.
![]() |
Apresentação do documentário sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes "Por Toda a Minha Vida" para todas as turmas da escola. |
A Culminância
"Escola Viva: Soltando as Amarras" essa foi a proposta inicial do projeto e no dia 29 de maio de 2013, dia da culminância do mesmo, o que se pôde ver foi exatamente isso: alunos e professores unidos num único objetivo, toda a escola envolvida num ambiente de colaboração e dedicação. A começar pelas diretoras Patrícia Mendes e Cláudia Paiva que não negaram esforços para que todo o material necessário fosse disponibilizado, além do apoio e incentivo às ações dos professores; passando pela orientadora Cristina Magalhães, que fez toda a coordenação dos trabalhos e intermediação entre os professores; pelos professores que se engajaram no projeto e também aqueles que não realizaram trabalhos, mas colaboraram na arrumação e realização do projeto, pelas coordenadoras de turno, que ajudaram a colocar ordem nos momentos de agitação e euforia dos alunos fora de sala; pelo pessoal da secretaria; até os porteiros, merendeiras, pessoal da limpeza. Enfim, toda a comunidade escolar contribuiu para o sucesso do projeto, numa onda de cooperação que envolveu quase que a totalidade do corpo discente, pois sem o envolvimento e a dedicação de nossos alunos, nada teria acontecido. Dessa forma, as "amarras" da resistência, da preguiça, da falta de vontade, foi cedendo aos poucos e foi possível apreciar, assistir e participar de atividades criativas e totalmente realizadas pelos alunos da E.E. Profª Cacilda Silva, tornando a nossa escola novamente "viva". Parabéns a todos os que participaram e ajudaram a realizar essa grande festa que foi a culminância do projeto:
"Vinícius de Moraes: É Melhor Ser Alegre que Ser Triste".
![]() |
O grande dia chegou e todos se empenharam na arrumação das salas, dos trabalho e do painel que levou o nome do projeto. |
![]() |
Logo Após, tivemos a apresentação da dramatização do poema "Operário em Construção" e o esquete "Entrevista com Vinícius" sob a orientação dos professores Eduarda Marcos, Larissa Porto, Andreia Guimarães e Bruno Marçal do Projeto Mais Educação. |
Um Brinde Final
Trabalho sobre intertextualidade da professora Marta Menezes com os alunos da turma 901, que consistiu em elaborar um rap com a música A casa, de Vinícius de Moraes, a partir de pesquisas sobre a vida dessas pessoas, da leitura de depoimentos de sem-tetos e de debates em sala de aula.
O Rap dos sem-teto
Paráfrase da Música: A Casa
de Vinícius de Moraes.
Autores: Leonardo, Luiz
Fernando, William Braga e Ângelo Silva.
Era uma casa nada engraçada
Porque ninguém não ajudava em
nada
(E pro governo e pras pessoas
esses pobres moradores é uma grande palhaçada)
Situação, era um problemão,
meu irmão
Porque na casa não tinha chão
(E perto dela havia um grande
lixão que para esse povo era o seu ganha-pão)
Os moradores com fome e sede
A casa de papelão tinha nem
parede
(E o sonho dos moradores é
dormir nessa tal rede, ou em cima de um gramado fresquinho e verde)
Ninguém podia fazer pipi
Porque rede sanitária, tinha
nem ali
(Mas como o povo eles se
viram, em qual quer parte, em qualquer vila, em qualquer canto por aí)
Mas era feita com muito amor
Porque morador de rua não tem
raiva nem rancor.
E era feita com muito esmero
Porque esse povo é valente e
sincero.
- Atividade de produção textual da professora Larissa Porto, do Projeto Mais Educação, inspirada nas obras de Vinícius de Moraes.
Bossa Nova da Minha Vida
Por: Matheus Guimarães (Turma 802)
Dizem que o
amor é lindo
Pelo menos
muitos dizem isso
A angústia
de sofrer para amar
Faz uma
cidade cantar.
Já sofri e
já amei
Quando te
conheci, me apaixonei
Sofri muito
com a separação
Escrevendo
sempre pelo coração.
Voltei a
amar
Servindo
como uma bela inspiração
Você me
inspira
Com uma bela
canção
No final de
tudo
Até que
fiquei feliz
Casei-me com
belas mulheres
E com elas,
faleci feliz.
- Trabalho de reprodução de caricaturas de Vinícius de Moraes usando grãos de feijão, representando a Arte Efêmera da professora Cássia Lopes com a turma 902.














Que saudade! Foi um projeto apaixonante! Fomos contagiados pela paixão de Vinicius de Moraes... aliás, somos apaixonados pela nossa profissão, pois somente o AMOR justifica a dedicação que dispensamos aos nossos alunos e a nossa escola no nosso dia a dia.
ResponderExcluirParabéns, Cristina Magalhães e Marta Menezes pelo blog, pelo trabalho, enfim por tudo que vocês fazem em nome de uma educação pública de qualidade.