segunda-feira, 10 de junho de 2013

Escola Viva: Soltando as Amarras


A Gênese


No dia 4 de fevereiro de 2013, durante a nossa primeira Reunião Pedagógica, os professores presentes sugeriram que o primeiro projeto fosse em comemoração ao centenário de Vinícius de Moraes, onde fossem desenvolvidas práticas pedagógicas em que toda comunidade escolar estivesse envolvida, priorizando a construção do saber através de sua vida e obra, utilizando recursos midiáticos diversificados, bem como passeios, palestras, teatros, jogos, músicas, filmes, etc., afim de despertar em nossos alunos, não só o gosto pela construção do conhecimento, mas também a consciência de sua importância e participação em todo processo pedagógico, pois acreditamos que, uma vez que o aluno comece a se colocar como protagonista da construção do saber, ele terá a real dimensão da importância das atividades propostas para seu processo de aprendizagem. Dessa necessidade surgiu o projeto:

"Vinícius de Moraes: É Melhor Ser Alegre que Ser Triste".





A Produção


O segundo passo para o andamento do projeto, foi a escolha dos professores pela turma a qual ele desenvolveria o tema, relacionando-o à sua matéria e adequando-o aos conteúdos do Currículo Mínimo. A partir daí, cada professor começou um trabalho de sensibilização de seus alunos para que o projeto fosse se concretizando.
Todas as turmas foram apresentadas a Vinícius de Moraes através de um documentário exibido, comentado e discutido pelos professores Bruno Figueiredo (Geografia), Cátia Maria Porto Silva (Português) e Marta de Menezes Miranda (Português). Além disso, os alunos participaram de passeios para realização dos trabalhos "Paisagens do Contraste" e "Recriando Vinícius em Arte Efêmera" , realizaram pesquisas para todas atividades, apresentaram seminários, fizeram uma releitura dos trabalhos realizados pelo autor através de dramatizações,  fotografias,  poesias, músicas, jogos, etc.


Apresentação do documentário sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes "Por Toda a Minha Vida" para todas as turmas da escola.



Apresentações de seminários sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes pelos alunos das turmas 801, 802 e 803,  na disciplina de Língua Portuguesa, orientadas pelas professoras Cátia Porto e Marta Menezes.


Passeio pela Orla de Niterói com a turma 902, para realização do trabalho fotográfico "Paisagens do Contraste" e  "Recriando Vinícius em Arte Efêmera" com as professoras Cássia Lopes (Artes) e Denise Ramos (Geografia).



Confecção de cartazes com trechos de músicas e expressões matemáticas pela turma 901, para os jogos "Calculando com Vinícius", com as professoras Gisele Moraes (Matemática) e Marta Menezes (Português) e ensaios das turmas 801 e 901 para a peça "Vi Nisso... o Sucesso" com os professores Perceu Silva (Artes), Bruno Figueiredo (Geografia) e Marta Menezes (Português). 

 





Estudo e confecção de cenário para as peças "Operário em Construção" e "Entrevista com Vinícius", sob a orientação dos professores Bruno Marçal, Larissa Porto, Andreia Guimarães e Eduarda Marcos, do Projeto Mais Educação



 A Culminância

"Escola Viva: Soltando as Amarras" essa foi a proposta inicial do projeto e no dia 29 de maio de 2013, dia da culminância do mesmo,  o que se pôde ver foi exatamente isso: alunos e professores unidos num único objetivo, toda a escola envolvida num ambiente de colaboração e dedicação. A começar pelas diretoras Patrícia Mendes e Cláudia Paiva que não negaram esforços para que todo o material necessário fosse disponibilizado, além do apoio e incentivo às ações dos professores; passando pela orientadora Cristina Magalhães, que fez toda a coordenação dos trabalhos e intermediação entre os professores; pelos professores que se engajaram no projeto e também aqueles que não realizaram trabalhos, mas colaboraram na arrumação e realização do projeto, pelas coordenadoras de turno, que ajudaram a colocar ordem nos momentos de agitação e euforia dos alunos fora de sala; pelo pessoal da secretaria; até os porteiros, merendeiras, pessoal da limpeza. Enfim, toda a comunidade escolar contribuiu para o sucesso do projeto, numa onda de cooperação que envolveu quase que a totalidade do corpo discente, pois sem o envolvimento e a dedicação de nossos alunos, nada teria acontecido. Dessa forma, as "amarras" da resistência, da preguiça, da falta de vontade, foi cedendo aos poucos e foi possível apreciar, assistir e participar de atividades criativas e totalmente realizadas pelos alunos da E.E. Profª Cacilda Silva, tornando a nossa escola novamente "viva". Parabéns a todos os que participaram e ajudaram a realizar essa grande festa que foi a culminância do projeto:

"Vinícius de Moraes: É Melhor Ser Alegre que Ser Triste".



O grande dia chegou e todos se empenharam na arrumação das salas,  dos trabalho e do painel que levou o nome do projeto.

As apresentações tiveram início com a dramatização dos poemas "Bomba Atômica" e "Rosa de Hiroshima" pelas turmas 601 e 602 e da peça "Eu não existo sem você" pela turma 802, ambos coordenados pela Profª Cátia Porto.



Logo Após, tivemos a apresentação da dramatização do poema "Operário em Construção" e o esquete "Entrevista com Vinícius" sob a orientação dos professores Eduarda Marcos, Larissa Porto, Andreia Guimarães e Bruno Marçal  do Projeto Mais Educação.

 

As apresentações foram finalizadas com o espetáculo "Vi Nisso... O sucesso", uma dramatização de músicas e poemas diversos de Vinícius de Moraes, coordenado pela Profª Marta Menezes,  com direção musical do Profº Bruno Figueiredo e direção geral do Profº Perceu Silva.  Nas salas tivemos ainda a os jogos "Calculando com Vinícius" com a coordenação da Profª Gisele Moraes e supervisão da Profª Marta Menezes.


Tivemos ainda a exposição da recriação de poemas de Vinícius de Moraes através de desenhos feita pelos alunos do Mais Educação, orientados pela Profª Larissa Porto, e ainda a exposição da "Linha do Tempo da Vida e Obra de Vinícius de Moraes" com as turmas 701 e 702, sob a coordenação dos professores Thalles Resende e Daniele Ferreira.



Por fim, tivemos ainda as exposições "Paisagens do Contraste" e  "Recriando Vinícius em Arte Efêmera" da turma 902, coordenadas pelas professoras Cássia Lopes e Denise Ramos, e ainda a exposição do trabalho de releitura do poema "Conjugação do Ausente" feita através de prismas, da turma 702 e também da música "Aquarela", feita pela turma 603, ambos com a coordenação da professora de matemática Soraya Araújo.

 


Um Brinde  Final

  • Trabalho sobre intertextualidade da professora Marta Menezes com os alunos da turma 901, que consistiu em elaborar um rap com a música A casa, de Vinícius de Moraes,  a partir de pesquisas sobre a vida dessas pessoas, da leitura de depoimentos de sem-tetos e de debates em sala de aula.

 

O Rap dos sem-teto

Paráfrase da Música: A Casa de Vinícius de Moraes.
Autores: Leonardo, Luiz Fernando, William Braga e Ângelo Silva.

Era uma casa nada engraçada
Porque ninguém não ajudava em nada
(E pro governo e pras pessoas esses pobres moradores é uma grande palhaçada)

Situação, era um problemão, meu irmão
Porque na casa não tinha chão
(E perto dela havia um grande lixão que para esse povo era o seu ganha-pão)

Os moradores com fome e sede
A casa de papelão tinha nem parede
(E o sonho dos moradores é dormir nessa tal rede, ou em cima de um gramado fresquinho e verde)

Ninguém podia fazer pipi
Porque rede sanitária, tinha nem ali
(Mas como o povo eles se viram, em qual quer parte, em qualquer vila, em qualquer canto por aí)

Mas era feita com muito amor
Porque morador de rua não tem raiva nem rancor.
E era feita com muito esmero
Porque esse povo é valente e sincero.

 


  • Atividade de produção textual da professora Larissa Porto, do Projeto Mais Educação, inspirada nas obras de Vinícius de Moraes.

 


Bossa Nova da Minha Vida

 Por: Matheus Guimarães (Turma 802)


Dizem que o amor é lindo
Pelo menos muitos dizem isso
A angústia de sofrer para amar
Faz uma cidade cantar.

Já sofri e já amei
Quando te conheci, me apaixonei
Sofri muito com a separação
Escrevendo sempre pelo coração.

Voltei a amar
Servindo como uma bela inspiração
Você me inspira
Com uma bela canção

No final de tudo
Até que fiquei feliz
Casei-me com belas mulheres
E com elas, faleci feliz.


  • Trabalho de reprodução de caricaturas de Vinícius de Moraes usando grãos de feijão, representando a Arte Efêmera da professora Cássia Lopes com a turma 902.







Um comentário:

  1. Que saudade! Foi um projeto apaixonante! Fomos contagiados pela paixão de Vinicius de Moraes... aliás, somos apaixonados pela nossa profissão, pois somente o AMOR justifica a dedicação que dispensamos aos nossos alunos e a nossa escola no nosso dia a dia.
    Parabéns, Cristina Magalhães e Marta Menezes pelo blog, pelo trabalho, enfim por tudo que vocês fazem em nome de uma educação pública de qualidade.

    ResponderExcluir