quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O dia da consciência Negra no Cacilda


Hoje comemoramos o Dia da Consciência Negra e o Professor de Artes, Perceu Silva, preparou uma exposição de máscaras, produzidas pelos alunos das turmas 601, 701 e 901, para comemorarmos esse dia de forma alegre e colorida, mas também com muita reflexão sobre a importância do legado que o povo africano nos deixou, suscitando nos alunos o respeito e a admiração por pessoas, independente de sua cor, credo ou raça. Essa data representa a luta pela discriminação racial, um problema que ainda é comum nos dias de hoje. 




A alegria e o empenho dos alunos preparando as máscaras

TURMA 701






TURMA 901




O Resultado







A satisfação pelo trabalho realizado




Parabéns aos alunos da E. E. Profª Cacilda Silva e ao Professor Perceu Silva pelo belo trabalho realizado!



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PASSEIO À QUINTA DA BOA VISTA

As turmas de 6º e 7º anos da Escola Estadual Professora Cacilda Silva fez no dia 19/11 um passeio à Quinta da Boa Vista, onde visitaram o Museu Nacional de História Natural, o Jardim Zoológico e é claro, um belo piquenique, desfrutando das belezas que o parque oferece.





O Museu Nacional de História Natural 


O Museu, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é voltado à difusão científica e cultural atuando na interface memória e produção científica. É um dos mais importantes museus brasileiros, sendo a primeira instituição científica do país e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina.
Criado por Dom João VI, em 6 de junho de 1818 e sediado inicialmente no Campo de Santana, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à universidade em 1946. Está localizado no interior do Parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro,Brasil.
O palácio foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821, pertenceu à família imperial brasileira de 1822 a 1889, abrigou a primeira Assembléia Constituinte Republicana de 1889 a 1891 e é sede do Museu Nacional desde 1892. Ser a residência da família imperial brasileira até 1889 deu ao museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero.







A Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista é uma grande área que foi residência, jardins e chácara da família Real entre 1817 até 1889 até que a República fosse proclamada. Fica localizada no bairro de São Cristóvão, bairro antigo e tradicional, onde no tempo do Império, vivia a aristocracia do Rio de Janeiro.
A área com jardins e paisagismo foi planejada e executada em 1869 por Auguste Glaziou, um paisagista Francês.
Estes grandes jardins tendem a um paisagismo mais romântico e ao estilo Inglês, com várias alas sinuosas cercadas por árvores e gramados. Pode-se caminhar por alas cercadas por árvores, enormes jardins gramados, lagos e caminhos pitorescos.


O Jardim Zoológico


O Jardim Zoológico situa-se em uma área pertencente ao parque Quinta da Boa Vista, área esta que lado direito, próxima aos fundos do antigo Palácio Imperial e hoje Museu Nacional. Na verdade, a entrada do Zoo fica dentro do parque, bastando tomar uma descida dos jardins que ficam do lado direito de quem vê o Palácio. Assim como o imenso parque, o Zoológico do Rio de Janeiro também é muito bonito, com muito verde, alas de palmeiras e diversos animais da fauna Brasileira e do exterior.


terça-feira, 18 de novembro de 2014

ALUNA RECEBE TABLET POR DESEMPENHO NO SAERJ 2013

A aluna Jainy Araújo, aluna do nono ano de 2013, recebeu das mãos do diretor Marcius Clayton, no dia 18 de novembro, a premiação pelo desempenho numa avaliação externa. A aluna foi contemplada com um tablet pelo seu desempenho na prova SAERJ.  

Parabéns, Jainy, pela sua dedicação e empenho.





Jainy com o Diretor Marcius Clayton

A aluna ao lado de sua mãe.

Jainy ao lado de sua Professora de Língua Portuguesa Marta Menezes

VEM AÍ: OS TALENTOS DO CACILDA


Você dança bem? Gosta de cantar? Toca um instrumento? Recita poesias? Gosta de atuar?

Então, o que você está esperando? Inscreva-se já no nosso Show de Talentos. Vá até a biblioteca da nossa escola, peça a ficha de inscrição à Professora Andréa, leia o regulamento,  preencha a sua ficha e ensaie bastante. As apresentações acontecerão no dia 02/12 (terça-feira) a partir das 14 horas. 


DATA





LEIA O REGULAMENTO!







PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO






NÃO PERCAM!



Essa é a oportunidade de mostrar o seu talento aos seus colegas! 







sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Representantes do Cacilda Silva Recebem Diploma de Destaque Escolar de 2014 no Rotary Club de Maricá

Na noite do dia 29 de outubro de 2014, a professora Cátia Maria Porto da Silva, a aluna Jéssica Maria de Jesus Barbosa, do 9ºano, e o aluno Daniel Meireles Cardoso, do 7º ano, receberam o diploma de Destaque Escolar de 2014, concedido pela direção do Rotary Club de Maricá, visando a valorização das instituições de ensino, bem como seus professores e alunos.
A escolha da professora Cátia foi feita numa votação realizada pelo corpo discente, levando-se em consideração a relação interpessoal da professora com os alunos, a sua dedicação à profissão e o compromisso da docente com a instituição e com o ato de ensinar. Já a escolha dos alunos Jéssica e Daniel foi feita através do consenso entre professores, orientadores e funcionários, priorizando não apenas as notas dos alunos, como também a assiduidade, o compromisso com a escola e a inter-relação com os professores e colegas da comunidade escolar.












NOSSA ESCOLA NO JORNAL CULTURAR TEEN

Na edição de 06 de novembro do Jornal Culturar Teen há uma cobertura completa sobre o evento no Rotary Club, e a nossa professora Cátia Maria Porto da Silva saiu na capa do jornal. 








Adicionar legenda






domingo, 9 de novembro de 2014

" PROFESSOR DE ARTES, PERCEU SILVA, TRAZ NOVIDADES PARA OS ALUNOS DA ESCOLA CACILDA "

Por Jéssica Barbosa

Foi proposto pelo professor de artes, Perceu Silva,  que as turmas 601, 701 e 901 fizessem máscaras para o dia da 'Consciência Negra'. Essas máscaras estão sendo produzidas pelos próprios alunos, após as instruções do professor, com o objetivo de estimular a criatividade e fazer os alunos refletirem sobre o tema "RACISMO". A atividade foi divertida e interessante e em quase todas as turmas o sucesso foi garantido e não houve problemas.
Obrigada professor por essa oportunidade. 

Sobre o RACISMO EU PERGUNTO PARA VOCÊS: EXISTE ERRO SE A PESSOA QUER SER COMO GOSTA , SE VESTIR COMO GOSTA, E ANDAR COM QUEM GOSTA? É ERRADO NÃO GOSTAR DO QUE OS OUTROS GOSTAM? É ERRADO SUA RELIGIÃO SER DIFERENTE DAS DOS OUTROS? É ERRADO TER UMA CULTURA DIFERENTE E COSTUMES DIFERENTES? A SUA COR MUDA ALGO NAS SUAS QUALIDADES?