quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto de Leitura: Todos Contra o Bullying


Um Debate Sobre o Bullying a Partir da Leitura de Livros Paradidáticos

O projeto da professora Marta de Menezes Miranda consiste na leitura de livros paradidáticos que abordem temas de dificuldade de convivência ou de preconceito. A prática aqui apresentada foi elaborada a partir da leitura do livro Gente Nova no Pedaço, de Dênio Maués, da coleção Quem tem razão? Convivência X Preconceito, da editora Escala Educacional e do posterior debate sobre as questões levantadas nesse livro. Os livros foram adquiridos no Salão o Livro em quantidade para uma turma trabalhar.



"Gente Nova no Pedaço" conta a história de Nando, que acabou de chegar a São Paulo, vindo de uma cidadezinha da Amazônia. Na nova escola, ele desperta a admiração de alguns e a hostilidade de outros. Lelê se encanta com ele, enquanto Serginho acha o garoto metido e esnobe. O desentendimento entre os meninos divide opiniões e se torna um conflito que parece não ter fim.


O Objetivo

O projeto tem como objetivo promover a discussão dos alunos sobre a questão do Bullying, bem como desenvolver no aluno a prática do questionamento e do debate, adequando a linguagem e a postura necessárias para a realização do trabalho.
 
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executados dentro de uma relação desigual de poder. 

No livro o personagem Nando é “perseguido” por Serginho, num tipo de agressão psicológica, até que um dia, Nando explode e acaba agredindo o colega.

A professora Marta explicou as regras do debate que seria realizado pelos alunos, assim como o tipo de postura e de  linguagem adequadas para o evento.


A Prática

Os alunos da turma 801 fizeram a leitura do livro e prepararam uma espécie de tribunal. O “julgamento” foi realizado com dois réus: Serginho por ter praticado o Bullying e Nando, por ter perdido a cabeça e ter agredido o Serginho. A professora formou o tribunal da seguinte forma: 
  •  Juíza (Professora Marta) 
  • Réus (Nando e Serginho) 
  •  Advogados de defesa 
  • Promotor 
  •  Júri 
  • Plateia
A função de cada aluno ficou assim  estabelecida:
  •  À Juíza coube mediar os debates;
  • Aos réus, coube contar a versão da história sob o seu ponto de vista;
  •  Aos advogados de defesa coube defender os seus clientes, tentando mostrar ao júri e à plateia os motivos que levaram os réus a cometerem práticas violentas;
  • Ao promotor coube fazer as acusações aos réus. 

A discussão entre o promotor e a advogada de defesa, apresentando os seus argumentos para o júri e a plateia.

Conclusão

Os alunos realizaram a tarefa com maestria, e a conclusão a que chegaram foi a seguinte:
  • Os alunos que defenderam o Nando perceberam que ele deveria ter pedido ajuda a uma pessoa mais velha e não ter a reação de agredir o colega.
  • Os alunos que defenderam o Serginho, que praticava o Bullying, ficaram temerosos, pois não acreditavam na inocência do menino, mas com o estudo aprofundado do perfil do personagem, eles acabaram entendendo que pessoas que cometem esse tipo de ato, no fundo possuem algum tipo de carência. 
  • O júri e a palteia absolveram o Nando , por entender que, quando um adolescente sofre esse tipo de agressão psicológica é difícil expor esse problema a um adulto. Mas o mesmo júri, não absolveu o Serginho, mesmo entendendo que o garoto tinha carências a serem resolvidas, e o condenou a praticar serviços comunitários em uma instituição para idosos, pois entenderam que o garoto precisaria de uma lição.

Conclusão do júri.

     O trabalho serviu para mostrar aos alunos que se temos problemas não devemos descontá-los nos colegas; se sofremos algum tipo de agressão, devemos procurar ajuda e não tentar resolver do nosso jeito; e o mais importante, não devemos fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem com a gente.




3 comentários:

  1. Parabéns Profª Marta! Excelente trabalho, como sempre!
    bjs, Cristina Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Marta como sempre arrasando. Parabéns professora!

    ResponderExcluir
  3. Olá, equipe do E.E. Prof. Cacilda Silva! Parabéns pelo trabalho sério e bem fundamentado que vocês vêm desenvolvendo. A dedicação de vocês é um alento de esperança para todos aqueles que, como eu, não perdem a fé na Educação!

    Grande abraço,
    Valéria Mendonça

    ResponderExcluir