quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O AMOR CANTADO EM CORDEL

O presente projeto é parte do projeto de leitura praticado na E.E. Professora Cacilda Silva, idealizado pelas Professoras de Língua Portuguesa Cátia Porto Silva e Marta de Menezes Miranda, que promove a leitura de pelo menos 01 livro paradidático a cada bimestre, a fim de incentivar os alunos ao hábito de leitura. 
O projeto “O Amor Cantado em Cordel” contempla o Currículo Mínimo do 8º ano através da produção do gênero textual Cordel, amplamente estudado em sua estrutura a partir de leitura de diversos Cordelistas de nosso Cancioneiro.

O trabalho das turmas 801 e 802

O trabalho, realizado no terceiro bimestre pela professor Marta Menezes, nas turma 801 e 802, consiste na leitura do livro de contos “HISTÓRIAS APAIXONADAS” do autor Pedro Bandeira, que apresenta sete histórias sobre paixões de adolescentes, nas diversas etapas dessa fase e de diversas maneiras. 



Após a leitura, debate em sala de aula sobre o tema e o conteúdo do livro e a realização de uma avaliação sobre os conhecimentos acerca do mesmo, os alunos das turmas 801 e 802 foram convidados a criar um Cordel sobre as sete histórias lidas, aplicando os conhecimentos sobre Cordel, métrica e rima estudados no bimestre.


TURMA 801



TURMA 802


As histórias do livro...

O livro conta sete histórias de encontros, desencontros, ciúmes, ilusão, descoberta. Nestes sete contos, os personagens são surpreendidos pelo amor em situações muito diferentes. Edvaldo quer conquistar Melissa, mas se atrapalha todo. Dico morre de raiva quando sua mãe diz que vão hospedar uma menina. Lene e Didi são tão amigos que trocam confidências sobre suas paqueras. Elaine vai passar seu aniversário em outra cidade e não está nem um pouco feliz com isso. Para Amelinha, seu namorado Marcel é perfeito, pena que nem todo mundo concorde. Já Caroline sonha com um príncipe encantando, enquanto trabalha e estuda muito. Por fim, Marina quer ficar com Renato, mas, na verdade, acha que isso não basta. Sete histórias de amor que farão seu coração bater mais forte.

O Cordel

A realização do trabalho se deu a partir da divisão de cada turma em sete grupos. Cada grupo sorteou um dos contos do livro e escreveu duas estrofes sobre o conto. Após a produção das estrofes, a professora, junto com a turma, fez as estrofes de abertura e desfecho do cordel e selecionou as estrofes a para a montagem final do trabalho.

TURMA 801



TURMA 802

Cordel produzido pelas turmas 801 e 802




Cordel da turma 803

A professora Cátia Porto trabalhou com a turma 803 o livro "Amor ou Amizade" da autora Carmem Lúcia Campos. 
  


Após a leitura, debate em sala de aula sobre o tema e o conteúdo do livro e a realização de uma avaliação sobre os conhecimentos acerca do mesmo, os alunos da turma criaram um cordel contando a história do livro em versos.





Amor ou Amizade?

Sem o amor não somos nada
Sem a amizade também
E se forem separados
Sofremos como ninguém
Pois nessa vida cansada
Todos querem ter um bem

Mari conta uma história
Juca e Cris eram amigos
Juntos têm muitas memórias
Muitos momentos vividos
Sílvia acaba a trajetória
Quase viram inimigos

Amigos são importantes
Na vida de todos nós
Quando estamos distantes´
Sem ouvir a sua voz
Sempre será como antes
Do reencontro e após

O amor é um sentimento
Que existe no coração
Igual a um alimento
Mais forte que a paixão
E que transforma o momento
Em tamanha emoção

Sentir amor e amizade
Faz parte da nossa vida
Os amigos de verdade
Não querem a despedida
Possuem cumplicidade
                                     Jamais será esquecida                                        
                            

sexta-feira, 26 de junho de 2015

SOLTANDO A IMAGINAÇÃO: CRIANDO E RECRIANDO - 2ª EDIÇÃO

A Culminância do Projeto

Após a leitura dos livros, debates realizados, paródias prontas, cartazes feitos, entramos na fase dos ensaios para a apresentação do projeto na escola. As professoras Cátia Porto Silva, Marta de Menezes Miranda e Elioena Raquel, ensaiaram com seus alunos as músicas para uma apresentação dos trabalhos realizados. 
No dia 26 de Junho, alunos de cada turma fizeram um breve resumo do livro e falaram um pouco sobre o que eles haviam aprendido com a leitura e, logo após, a turma cantou a paródia para os demais colegas.
Foi um dia de muita euforia e descontração.


Acima, a professora Cátia Silva com a turma 702, A professora Marta Menezes com a turma 802 e a professora Elioena Raquel com a turma 701.








Como encerramento do projeto, o professor de Geografia, Bruno Figueiredo, nos presenteou com uma apresentação de músicas da banda Legião Urbana.



terça-feira, 16 de junho de 2015

SOLTANDO A IMAGINAÇÃO: CRIANDO E RECRIANDO - 2ª EDIÇÃO

Reescrevendo o Enredo dos Livros Através de Paródias

Após a leitura, estudo e debate sobre o livro escolhido e seus ensinamentos, os alunos realizaram paródias de músicas da Legião Urbana seguindo o tema do livro lido pela turma. 
A Legião Urbana foi escolhida como inspiradora para as paródias dos livros, pois a banda possui músicas com letras cujos conteúdos trabalham valores que puderam ser relacionados ao universo literário proposto aos alunos.  




Livro: “A Droga da Obediência” - Música: "Geração Coca-cola"





O que a turma aprendeu com esse livro?

A droga da obediência, a princípio, foi criada para ser utilizada em pacientes loucos e, nas mãos do ganancioso Dr. Q. I., acabou se tornando uma arma para controlar a humanidade. O livro nos leva a vários ensinamentos, mas dois se destacam:

I) O perigo de uso de drogas, não só as ilícitas, como também as drogas lícitas, como cigarros, bebidas e remédios.
II) A ambição em excesso faz com que as pessoas desrespeitem seus semelhantes.




Livro: “Corrupto”- Música: "Que País é Esse?



O que a turma aprendeu com esse livro?

O livro mostra o lado da família, como ela sofre com as atitudes de Armando e nos leva a alguns questionamentos:

I) Será que as reações são justas com a família?

II) Será que aqueles que atiram pedras não têm telhados de vidro?

III) Será que existe algum modo de acabar com a corrupção, que parece tão normal em nossa sociedade?




Livro: “Capitães da Areia” - Música: "Mais do Mesmo"



O que a turma aprendeu com esse livro?

O livro mostra uma realidade muito vivida nos dias de hoje: o abandono e a marginalização de crianças. O tema nos leva a refletir sobre a questão da maioridade penal e nos leva aos seguintes questionamentos:

I) De quem é a responsabilidade em relação às crianças de rua: dos nossos governantes ou de toda sociedade?

II) Como devemos lidar com nossas crianças que estão jogadas nas ruas, sem assistência, tratadas como marginais?

III) Quais providências devem ser tomadas diante do abandono do menor?


Livro : “A Revolução dos Bichos” - Música: "Índios"





O que a turma aprendeu com esse livro?

A Revolução dos Bichos é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo. Lendo esse livro, pudemos refletir sobre:

I) A ambição do ser humano, o “sonho do poder”.

II) A importância do voto consciente e da posterior cobrança por um governo justo.

III) O respeito ao trabalho alheio.



  



terça-feira, 17 de março de 2015

SOLTANDO A IMAGINAÇÃO: CRIANDO E RECRIANDO - 2ª EDIÇÃO (PARTE 2)

As Atividades com os Livros Paradidáticos


Os livros escolhidos para leitura são obras que provocam alguns sentimentos e levam refletir sobre algumas chagas abertas em nossa sociedade, como o uso de drogas lícitas e ilícitas, a corrupção, a falta de companheirismo, todo tipo de preconceito, a questão dos menores infratores, o abuso de poder, entre tantas outras que tanto mal fazem à nossa sociedade.



Cada turma leu um livro e trabalhou um problema específico da nossa sociedade.



Livro lido pela Turma 801: “A Droga da Obediência”, do autor Pedro Bandeira


Livro da turma 801
O livro tem como cenário a Escola Elite, que abriga um grupo secreto de amigos chamado Karas, formado pelo líder Miguel, por seus amigos Magri, Calu, Crânio e, posteriormente por Chumbinho. Os Karas tomam conhecimento de um crime que está acontecendo em São Paulo: vários sequestros de alunos em várias escolas. Os meninos investigam os desaparecimentos e descobrem um laboratório farmacêutico, a Pain Control, que fabrica uma droga que, se ingerida, faz com que a pessoa seja completamente obediente, sem questionar ordens. Essa droga é repassada em escolas de classe média alta. O Dr. Q.I., sequestrava jovens saudáveis dessas escolas para testar a droga e, posteriormente controlar todos os seres humanos.


Livro lido pela Turma 802: “Corrupto”, do autor Julio Emílio Braz


Livro da Turma 802
Herbert, um dia descobre que todos os grandes jornais mostram seu pai, Armando, na primeira página, ao lado da manchete: Corrupto! Seu pai, até então um pacato funcionário público, é acusado de ser um dos maiores fraudadores do INSS! Na escola, os amigos não falam mais com o garoto e ele sente um peso incrível de culpa pelo que aconteceu. Sua irmã é vaiada na rua, pichações abusivas aparecem no muro da casa da família todos os dias e as amigas de sua mãe vêm sugerir que ela peça o divórcio.



Livro lido pela Turma 901: “Capitães da Areia”, do autor Jorge Amado


Livro da turma 901
 “Capitães da Areia” é um grupo de crianças abandonadas, de Salvador, na Bahia que vive do furto. O chefe desse grupo era Pedro Bala, que ingressara na vida de rua com cinco anos e com um pouco mais de idade se mostrava o mais corajoso e capacitado líder para as crianças sem família e sem lar. Nesse grupo viviam mais de cinquenta crianças, entre eles Professor, Gato, Sem Perna, João Grande e outros. Todos viviam em um armazém abandonado na praia.

Livro lido pela Turma 902: “A Revolução dos Bichos”, do autor George Orwel


Livro da Turma 902

A revolução dos bichos consistia criação de numa sociedade onde os bichos seriam autossuficientes, sendo todos iguais. Esse era o princípio do Animalismo. Depois da Revolução, a Granja passou a ser a administrada por dois porcos: Bola-de-Neve e seu assistente Napoleão.  Na ânsia pelo poder, Napoleão traiu o amigo, assumindo a administração da Granja, mostrando-se competente e justo no começo, mas com o tempo passou a desrespeitar os princípios do Animalismo. Depois de um tempo, Napoleão já ocupava a casa do antigo dono humano, vestia as suas roupas, bebia álcool, andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos, enfim agia em benefício próprio, instalando um regime ditatorial, dominando e hostilizando os demais animais.







quinta-feira, 12 de março de 2015

PROJETO SOLTANDO A IMAGINAÇÃO: CRIANDO E RECRIANDO – 2ª EDIÇÃO


A GÊNESE

O projeto “Soltando a Imaginação: Criando e Recriando” tem como objetivo incentivar os alunos ao hábito da leitura, trabalhando com releituras criativas de obras literárias.

Nesse primeiro semestre, a equipe de Língua Portuguesa, formada pelas professoras Cátia Maria Porto Silva, Marta de Menezes Miranda e Elioena Raquel, deu ênfase à música. Foram trabalhadas releituras de letras de músicas, através de cartazes, valorizando as mensagens de cidadania, respeito, união e igualdade, que são também os temas dos livros escolhidos para o trabalho de releitura e paródias baseadas nesses livros. 


A Pedra Fundamental 

Num primeiro momento do projeto, foram realizado os trabalhos de releitura de músicas através de desenhos que representassem as mensagens passadas pelas mesmas. As músicas Cidadão, de Lúcio Barbosa, Mais uma Vez, de Flávio Venturini e Renato Russo, O Sal da Terra, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos e O Rapp do Silva, de Pablo Botini foram apresentadas em forma de slides com letra e música aos alunos.


Professora Marta Menezes conduzindo o debate acerca das letras das músicas apresentadas.


A turma 801 assistindo aos vídeos das músicas.



Vídeo da música Mais uma Vez.



Vídeo da música O Sal da Terra.



A Produção dos Desenhos

Após um debate sobre as mensagens passadas pelas músicas, os alunos foram convidados a reproduzir, em forma de desenho, o valor de ética e cidadania transmitido pela música que mais os chamou atenção .


Turma 801



Turma 802



Turma 901



Turma 902

As Releituras









sábado, 20 de dezembro de 2014

ALUNOS DO CACILDA SÃO HOMENAGEADOS NA PEÇA "A CARTOMANTE"

Os alunos da turma 901/2014 receberam uma homenagem da Oficina Látex de Teatro, grupo de teatro de Cachoeiras de Macacu. O grupo, que ministra oficinas de teatro no Esporte Clube Maricá, encerrou as atividades no dia 20/12/2014, com uma turma de jovens alunos de escolas públicas, a qual uma de nossas alunas, Isadora Gomes da 901, faz parte, apresentando a peça "A Cartomante".  O texto é uma adaptação realizada pela turma 901/2014 da E. E. Professora Cacilda Silva, orientada pela professora Marta de Menezes Miranda. Um dos integrantes do grupo Látex, professor Perceu Silva, que faz parte do corpo docente da nossa escola, já havia trabalhado esse mesmo texto com nossos alunos no projeto "Soltando a Imaginação: Criando e recriando" e, maravilhado com a riqueza literária que Machado nos propicia e com a beleza da adaptação dos nossos alunos, pediu permissão aos autores para apresentar o espetáculo com os alunos da oficina. O projeto de nossa escola teve como base o trabalho de valores como a amizade, o honestidade, o respeito às diferenças, à natureza, entre outros. A turma 901 trabalhou dois conceitos: a valorização da amizade e da honestidade. Para a realização desse projeto, a professora Marta Menezes trabalhou esses conceitos com a turma. O passo seguinte foi a leitura e interpretação do conto. Aplicando o conhecimento prévio sobre a estrutura do texto dramático, a turma realizou a tarefa de transformar o texto narrativo em uma peça teatral, que segundo Odemir Capistrano, num artigo para os Amigos da Cultura de Maricá "o arranjo propiciou ainda à plateia uma amostra do que a criatividade e o esforço coletivo são capazes de realizar, mesmo com poucos recursos. Brava gente!”. Ao término do espetáculo, a professora Marta e a aluna Ana Beatriz Ribeiro foram chamadas ao palco pelo professor Perceu, em agradecimento à colaboração com o espetáculo apresentado. Em seguida, o professor entregou aos alunos os certificados de participação no curso. Na plateia, contamos com a presença da professora Cátia Porto e os professores Aldrin Ferreira (pai de Isadora) e Roberto Nascimento




Ao Centro, a aluna da 901,Isadora Gomes.



Morte de Camilo


Os agradecimentos do Elenco


A Homenagem à professora Marta e à aluna Ana Beatriz, que representava a turma 901


Certificação da nossa aluna, co-autora do texto, Isadora 


A E. E. Professora Cacilda Silva parabeniza a todos os alunos da turma 901/2014, à Professora Marta de Menezes Miranda, ao Professor Perceu Silva  e a todo elenco, de modo especial a aluna Isadora Gomes, que representou de forma magistral o texto adaptado por nossos alunos.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DAS TURMAS 901 e 902/2014

Mais um ciclo foi encerrado na vida dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Cacilda Silva. E nessa noite tão especial, nos despedimos das turmas 901 e 902/2014.  Foi uma festa linda, com a participação dos alunos e seus familiares, professores e funcionários da escola, num clima de total descontração e felicidade pela conclusão do Ensino Fundamental, mas também de muita emoção e aperto no peito por ser esse o último encontro dos nossos queridos formandos na escola que os abrigou e auxiliou na formação de cada um desses alunos.





A Festa




O Clima de Descontração na Chegada dos Alunos - A Cada Sorriso, Um Flash


Turma 901
Turma 901
Turma 902

A Presença dos Familiares





A Entrada dos Protagonistas da Festa ao Som de Tempos Modernos



A Execução do Hino Nacional




Mensagens das Turmas e Agradecimentos

Antes dos agradecimentos, a aluna Yasmim Ketellyn leu a mensagem intitulada "Valeu a pena?", onde os alunos reconhecem a importância da escola na vida deles. Logo após, as alunas Alice, Ana Beatriz, Patriciane e Yasmim Seixas fizeram os agradecimentos a Deus, à Escola, aos Amigos e aos Familiares. Em seguida, a oradora da 901, Jéssica e a oradora da 902, Maria Alice, leram seus discursos, lembrando os momentos que passaram juntos nesses anos de convivência. 


À esquerda, as alunas Yasmim Ketellyn e Alice Cabral. À direita, as alunas Ana Beatriz, Patriciane e Yasmim Seixas.

À esquerda, a aluna Jéssica e à direita, a aluna Maria Alice.



Os Discursos Emocionados dos Professores


Professora Ivânia Guedes, Professora Marta Menezes, Professor Bruno Figueiredo e Professora Cátia Silva.

Professora Adriana Soares, Professor Aldrin Ferreira, Professor Perceu Silva e a Ex-funcionária Catiane Carvalho.


A Entrega dos Certificados da Turma 901


Aos alunos Alice Cabral, Ana Beatriz, Daniel e Diego.

Às alunas Eduarda, Isadora, Janyne e Jéssica.

Aos alunos Larissa, Lucas Braga, Marcelo e Patriciane.

Aos alunos Marcelo Menezes, Rhayne, Thamires e Woshington.

Aos alunos Tiago, Yan, Yasmim Seixas e Yasmim Ketellyn.


A Entrega dos Certificados da Turma 902


Aos alunos Ana Paula, Fabiane, Gabriel e Isabel.

Aos alunos Lucas Torres, Marcos Alexandre, Maria Alice e Yasmim Freitas.



Momentos de Pura Emoção





Concentração Total na Apresentação dos Vídeos das Turmas 





As Palavras do Diretor e a Leitura da Mensagem Final 

O diretor Marcius Clayton fez os agradecimentos aos pais, corpo docente e funcionários da escola e parabenizou aos formandos pelo excelente desempenho em avaliações externas, em especial às alunas Yasmim Ketellyn e Jéssica da turma 901 e ao aluno Matheus Guimarães da turma 902, pela aprovação e classificação no concurso para ingresso no Programa Dupla Escola. Logo em seguida, o professor Perceu leu a mensagem final para os formandos.



À esquerda, o Diretor Marcius Clayton e à direta, o professor Perceu Silva.



Agradecemos a Todos os Professores e Funcionários pelo Empenho e Dedicação Dispensados ao Evento.

A festa de encerramento só pode acontecer graças ao empenho e dedicação das professoras Cristina Magalhães, Jaqueline Muniz, Cátia Silva, Marta Menezes, Adriana Soares e Soraya Costa que organizaram toda a festa, à professora Ivânia Guedes, por ter conduzido toda a cerimônia, aos professores Bruno Figueiredo e Aldrin Ferreira, pela Produção Técnica, aos funcionários da limpeza que ajudaram na arrumação e da cozinha que prepararam um delicioso jantar, que foi servido ao final da solenidade e, finalmente,  ao diretor Marcius Clayton, pelo aval e força dados à cerimônia de enceramento. A todos nosso MUITO OBRIGADO!!!!





Parabéns e Muito Sucesso aos Alunos das Turmas 901 e 902/2014

Parabenizamos aos formandos pela conclusão dessa etapa tão importante de suas vidas. Vão, sigam em frente e trilhem seus caminhos, pois a conquista de hoje vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando pra um futuro muito luminoso.