sexta-feira, 28 de junho de 2013

Palestra de Incentivo ao Ingresso na Carreira Militar

 No dia 28/06 o Aprendiz de Marinheir Gedeon Araújo Sobreira Neto, irmão do nosso aluno Matheus Rômulo Sobreira Lima, esteve em nossa escola, convidado pela Professora Sirlei Alves de Araújo, para ministrar uma palestra de incentivo aos alunos do 9º ano, mostrando a eles os benefícios da disciplina militar e a importância da dedicação aos estudos, numa linguagem bem próxima à dos adolescentes.


No primeiro momento, Gedeon falou um pouco sobre como ele conseguiu ingressar na marinha, sobre a sua rotina lá dentro e ainda, dissertou sobre os benefícios da carreira militar .


A Dinâmica da Palestra


Num segundo momento, o palestrante falou sobre a importância da disciplina para os estudos e questionou cada um dos alunos sobre o que eles projetam para o futuro.

A Homenagem

A professora Sirlei, juntamente com os alunos da turma 901, prepararam uma linda homenagem de agradecimento e incentivo aos irmãos Matheus e Gedeon.

Confraternização


Ao final das homenagens, a palestra foi encerrada com uma festinha de confraternização.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Entrevista: um método de avaliação eficiente e dinâmico.

A Organização do Espaço Europeu e Suas Particularidades: entrevista com duas cidadãs europeias acerca da atual situação no velho continente.

No dia 17 de junho, o professor de Geografia, Bruno Figueiredo, inovou na aplicação da sua avaliação para o 9º ano fundamental da E.E. Profª Cacilda Silva. Como o assunto do bimestre, de acordo com o currículo mínimo da SEEDUC-RJ, abrange questões relativas ao Continente Europeu, o professor levou duas amigas, cidadãs europeias, para serem entrevistadas pelos alunos como forma de avaliá-los no reconhecimento e aplicação das questões tratadas préviamente com o auxílio do livro didático.

Além das moças, Agniezka (28) e Paulina (23), polonesas e moradoras da Inglaterra, esteve presente o Vinicius (28), brasileiro que morou e trabalhou também na Inglaterra por cinco anos. Apesar de inicialmente entrevistadores e entrevistados aparentarem certa timidez, o professor Bruno mediou a entrevista  de forma que, após poucos minutos, todos perderam a inibição e passaram a falar "a mesma língua", apesar dos idiomas diferentes.

Foram avaliados, além do domínio do conteúdo trabalhado durante o bimestre, a organização e seriedade na formulação das questões e a capacidade de relacionar aspectos visualizados no cotidiano e no livro didático com a fala dos entrevistados. Antes desta avaliação, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o continente europeu através de aulas expositivas e de recursos multimídias, como na projeção de mapas e na exibição do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)".


Imagens para a introdução e contextualização da entrevista: O mapa mundi e uma ilustração com estatísticas relacionando o Brasil, o Reino Unido e a Polônia.

As entrevistadas, Paulina, 23, e Agnieszka, 28. Ambas são cidadãs europeias, nascidas na Polônia e atualmente moradoras da Inglaterra, no Reino Unido, nações pertencentes à União Europeia.


Após a entrevista, um momento de descontração com as nossas visitantes. 

Momento de interação: antes de irem embora, as entrevistadas polonesas deram a dica: "É de grande importância que os alunos aprendam outras línguas, estudem!" 

Conclusão do trabalho: a produção de um relatório sobre questões atuais da organização do espaço europeu, relacionando a entrevista com informações do livro didático.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto de Leitura: Todos Contra o Bullying


Um Debate Sobre o Bullying a Partir da Leitura de Livros Paradidáticos

O projeto da professora Marta de Menezes Miranda consiste na leitura de livros paradidáticos que abordem temas de dificuldade de convivência ou de preconceito. A prática aqui apresentada foi elaborada a partir da leitura do livro Gente Nova no Pedaço, de Dênio Maués, da coleção Quem tem razão? Convivência X Preconceito, da editora Escala Educacional e do posterior debate sobre as questões levantadas nesse livro. Os livros foram adquiridos no Salão o Livro em quantidade para uma turma trabalhar.



"Gente Nova no Pedaço" conta a história de Nando, que acabou de chegar a São Paulo, vindo de uma cidadezinha da Amazônia. Na nova escola, ele desperta a admiração de alguns e a hostilidade de outros. Lelê se encanta com ele, enquanto Serginho acha o garoto metido e esnobe. O desentendimento entre os meninos divide opiniões e se torna um conflito que parece não ter fim.


O Objetivo

O projeto tem como objetivo promover a discussão dos alunos sobre a questão do Bullying, bem como desenvolver no aluno a prática do questionamento e do debate, adequando a linguagem e a postura necessárias para a realização do trabalho.
 
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executados dentro de uma relação desigual de poder. 

No livro o personagem Nando é “perseguido” por Serginho, num tipo de agressão psicológica, até que um dia, Nando explode e acaba agredindo o colega.

A professora Marta explicou as regras do debate que seria realizado pelos alunos, assim como o tipo de postura e de  linguagem adequadas para o evento.


A Prática

Os alunos da turma 801 fizeram a leitura do livro e prepararam uma espécie de tribunal. O “julgamento” foi realizado com dois réus: Serginho por ter praticado o Bullying e Nando, por ter perdido a cabeça e ter agredido o Serginho. A professora formou o tribunal da seguinte forma: 
  •  Juíza (Professora Marta) 
  • Réus (Nando e Serginho) 
  •  Advogados de defesa 
  • Promotor 
  •  Júri 
  • Plateia
A função de cada aluno ficou assim  estabelecida:
  •  À Juíza coube mediar os debates;
  • Aos réus, coube contar a versão da história sob o seu ponto de vista;
  •  Aos advogados de defesa coube defender os seus clientes, tentando mostrar ao júri e à plateia os motivos que levaram os réus a cometerem práticas violentas;
  • Ao promotor coube fazer as acusações aos réus. 

A discussão entre o promotor e a advogada de defesa, apresentando os seus argumentos para o júri e a plateia.

Conclusão

Os alunos realizaram a tarefa com maestria, e a conclusão a que chegaram foi a seguinte:
  • Os alunos que defenderam o Nando perceberam que ele deveria ter pedido ajuda a uma pessoa mais velha e não ter a reação de agredir o colega.
  • Os alunos que defenderam o Serginho, que praticava o Bullying, ficaram temerosos, pois não acreditavam na inocência do menino, mas com o estudo aprofundado do perfil do personagem, eles acabaram entendendo que pessoas que cometem esse tipo de ato, no fundo possuem algum tipo de carência. 
  • O júri e a palteia absolveram o Nando , por entender que, quando um adolescente sofre esse tipo de agressão psicológica é difícil expor esse problema a um adulto. Mas o mesmo júri, não absolveu o Serginho, mesmo entendendo que o garoto tinha carências a serem resolvidas, e o condenou a praticar serviços comunitários em uma instituição para idosos, pois entenderam que o garoto precisaria de uma lição.

Conclusão do júri.

     O trabalho serviu para mostrar aos alunos que se temos problemas não devemos descontá-los nos colegas; se sofremos algum tipo de agressão, devemos procurar ajuda e não tentar resolver do nosso jeito; e o mais importante, não devemos fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem com a gente.