domingo, 1 de dezembro de 2013

Um Pouco Mais Sobre os Projetos Vencedores



Como as duas propostas de projeto vencedoras contemplam o mesmo subtema, Ar,  e têm características complementares, foi acordado que as propostas serão  fundidas em um único projeto, sendo essa fusão o projeto representante da nossa escola na Etapa Estadual da IV CNIJMA.

Afinal, o que atraiu a votação dos alunos e da comunidade nesses projetos?

O projeto da turma 802



Orientado pelo Professor Fábio Verri e com o título "Verde que te quero Verde: Mudando os ares da cidade com adoção de calçadas e vazios urbanos", tem como proposta realizar o plantio de árvores de espécies determinadas por técnicos e/ou profissionais capacitados (parceiros do projeto) que levarão em conta as características do local, nas calçadas e vazios urbanos, por alunos, professores e comunidade. O projeto prevê ainda a produção de grande parte das mudas na própria escola, sendo a outra parte  adquirida em viveiros parceiros. O projeto tem como objetivo melhorar o ambiente urbano, promovendo uma maior área de sombra nas ruas, acarretando numa diminuição da temperatura local e incentivando a locomoção de pedestres, um aumento no número de espécies da fauna que dependem direta ou indiretamente das árvores e seus frutos e o envolvimento da população em projetos ambientais.


 



O projeto da turma 801


Orientado pelo professor Bruno Figueiredo, com o título: "O trânsito e a poluição atmosférica em Maricá", partiu da observação de que o trânsito no centro da cidade seria um dos principais causadores da poluição de Maricá, constituindo um grande problema não só para a nossa comunidade, como também para toda a cidade. O projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade para a preservação da atmosfera, divulgando os malefícios do trânsito com pouca fluidez no centro urbano de Maricá, promovendo os benefícios do uso da bicicleta para pequenas distâncias, incentivando a prática de caminhadas e informando sobre as vantagens do transporte público. A divulgação será feita através da criação um material multimídia para que se possa atingir diferentes segmentos sociais, em suas respectivas redes de comunicação: vinhetas em áudio (para radiotransmissoras locais), vinhetas em vídeo (para redes de vídeo na Internet), fotos com mensagens (para divulgação em Redes Sociais) e cartazes (para fixação em estabelecimentos da comunidade).


Vejamos como ficou o trabalho de divulgação da turma 801:


Trânsito e Meio Ambiente





Entrevista com os Professores:




Vinheta "Não polua a atmosfera, preserve o meio ambiente"

 



Vinheta "caminhe e preserve o meio ambiente":

 

 

Parabéns aos alunos das turmas 801 e 802 pelo desempenho e aos professores Bruno Figueiredo e Fábio Verri pela dedicação aos projetos e às turmas.

domingo, 1 de setembro de 2013

IV CNIJMA - A Conferência na Escola

Dia 28/08 - Enfim, chegou o dia da Primeira Etapa da IV Conferência do Meio Ambiente Infantojuvenil: A conferência na nossa escola.
Na abertura das apresentações dos projetos, a Diretora Patrícia de Figueiredo Mendes, deu boas-vindas aos alunos e à comunidade ali presentes e agradeceu o empenho dos professores e alunos na realização das propostas dos projetos que seriam expostas naquele dia. Em seguida, ela cedeu a palavra aos professores Bruno Figueiredo e Fábio Verri, que esclareceram aos presentes como aconteceriam as apresentações e como eles deveriam proceder com a votação dos projetos.



A expectativa dos alunos para assistir às apresentações dos projetos elaborados pelos colegas.




As apresentações dos trabalhos sobre os quatro elementos tiveram início, seguindo uma sequência preestabelecida para a realização da votação.

 Elemento Terra - 6º ano


1- Compostagem Artesanal - Turmas 601 e 602 
     Professora: Rosana Rabello Barroso




2 - Natureza Limpa: Reciclagem do Óleo de Cozinha - Turma 603
     Professoras: Cátia Porto e Soraya Araújo




Elemento Fogo: 7º ano


3 - O Fogo, as Queimadas e o Meio Ambiente em Maricá
      Turma 701  
      Professores: Bruno Figueiredo e Rosana Rabello Barroso




Elemento Ar: 8º ano


4 - O Trânsito e a Poluição Atmosférica em Maricá - Turma 801
      Professor: Bruno Figueiredo




5 - Verde que te Quero Verde: Mudando os Ares da Cidade com
     Adoção de Calçadas e Vazios Urbanos - Turma 802
      Professor: Fábio Verri





6 - Restinga Viva - Turma 803 - Professor: Fábio Verri





Elemento Água:


7 - Sempre Água: Reaproveitamento da Água da Chuva 
     Turma 902 - Professor: Fábio Verri





8 - Água: Temos de Economizar Senão Vai Acabar - Turma 901 
      (Projeto iniciado pela professora Sirlei Alves de Araújo, que, por estar de licença
        maternidade, não pôde mais acompanhar a turma, tendo a turma que concluir o projeto
        de forma autônoma, com empenho e garra).






A eleição foi realizada pelo voto no número de cada projeto.





A Apuração dos Votos


Num total de 130 eleitores, os votos ficaram assim distribuídos:



1º lugar


Verde que te Quero Verde

 28,5% dos votos

2º lugar


O Trânsito e a Poluição Atmosférica em Maricá

 24,6% dos votos

3º lugar


Sempre Água: Reaproveitamento da Água da Chuva

 19,2% dos votos

4º lugar


Água: Temos que Economiza, Senão Vai Faltar

 13,1% dos votos

5º lugar


Compostagem Artesanal

 05,4% dos votos

6º lugar


Natureza Limpa: Reciclagem do Óleo de Cozinha

 04,6% dos votos

7º lugar


Restinga Viva

 03,1% dos votos

8º lugar


O Fogo, as Queimadas e o Meio Ambiente em Maricá

 01,5% dos votos
 


A Eleição do Delegado e Subdelegado

A escolha do delegado e subdelegado se deu a partir do desempenho dos alunos nas apresentações dos projetos, sendo, dessa forma, aclamada a eleição do aluno Matheus Guimarães para delegado e da aluna Jéssica Barbosa como subdelegada.


O aluno Matheus Guimarães e a aluna Jéssica Barbosa apresentando o projeto das suas turmas.

A equipe da Escola Estadual Professora Cacilda Silva gostaria de parabenizar a todos os alunos e professores que se empenharam na realização dos projetos elaborados e apresentados com grande dedicação, e   que  propiciaram esse  momento de grande conscientização sobre a nossa responsabilidade com futuro da nossa comunidade e do nosso planeta.