terça-feira, 9 de julho de 2013

Vamos Declarar Guerra ao Desperdício de Alimentos


O Problema

A Professora de Ciências, Sirlei Alves de Araújo, realizou um projeto sobre a conscientização a cerca do desperdício de alimentos com a turma 603, da Escola Estadual Professora Cacilda Silva, visando mostrar que, tanto no Brasil quanto no mundo inteiro, são produzidos alimentos suficientes para alimentar toda população mundial. Porém, a nossa realidade é outra. A cada 8 pessoas, 1 está passando fome nesse momento, ou seja, está desnutrida; problema que afeta a todos nós. E mesmo com toda essa problemática da realidade mundial, em alguns locais no mundo, como os grandes centros mundiais, a população tem acesso aos alimentos e sem o despertar da consciência, desperdiça-os.

  


Os Objetivos


  • Despertar nos alunos do 6º ano do Ensino fundamental II a importância da consciência humana na produção de lixo a partir de desperdícios diários de alimentos. 
  • Ampliar o discurso sobre o desperdício de alimentos na escola e em casa, pois com os resultados apresentados pelos alunos do 6º ano, despertar os demais alunos de outras séries a responsabilidade individual dos desperdícios de alimentos.
  • Avaliar o quantitativo de alimentos desperdiçados nas refeições da escola e montar um gráfico diário junto à cozinha da escola para contabilizar a perda diária.


A Prática

De olho na comida!


Desperdiçar alimentos não está com nada. Conheça (e adote) pequenas atitudes que podem diminuir o que vai para o lixo.






    • 30 a 50% da produção alimentícia mundial é jogada no lixo.
    • 26 milhões de toneladas, de comida, ao ano, são perdidas no Brasil.

     

    Quando for desperdiçar um prato de comida, lembre-se:

     





    • 20% desse desperdício acontece no processamento culinário ou por causa de hábitos alimentares.
    •  1 em cada 8 pessoas passam fome no mundo e
    • 868 pessoas se encontravam desnutridas entre 2010 e 2012.

     

    Fonte: Organização das nações unidas para alimentação e a agricultura (FAO, sigla em inglês).

    O Resultado



    Após algumas aulas sobre a produção de lixo mundial e abordando o tema do projeto, ficou esclarecido para o corpo discente que a responsabilidade sobre o desperdício de alimentos é individual e pode ser praticada no cotidiano, tanto na escola, quanto em casa. As figuras abaixo apresentam o resultado adquirido no dia 08 de maio de 2013, quando os alunos puderam se servir no horário da refeição, como num self-service, ou seja, teve a livre escolha para pôr no prato somente o que desejava comer, evitando o desperdício. As imagens abaixo foram colocadas em um cartaz para expor o resultado para escola.
    Alguns alunos solicitam a refeição aos profissionais da cozinha escolar, porém não as consome. Com isso, gera desperdício de alimentos os quais serão jogados fora, e deixando de alimentar outras pessoas.
    Esses alimentos não podem ser consumidos pelos funcionários da escola.



    A foto a seguir apresenta o desperdício da refeição escolar de alunos  sem a consciência de que esse lixo produzido é desnecessário, e que essa quantidade de alimentos poderia alimentar outras pessoas.






    A imagem abaixo apresenta o desperdício da refeição escolar, da turma 603, após o trabalho de conscientização de perda de alimentos que são postos no prato e não consumidos.





    A Conclusão

                 Só consuma o alimento necessário à sua nutrição na refeição escolar. Se não gosta de algum alimento ofertado pela escola, peça para não colocar no seu prato; está com pouca fome, peça para colocar menos comida. Mas não esqueça: consuma todo alimento solicitado.

    Tenha consciência e faça a sua parte!