O Problema
A Professora de Ciências, Sirlei Alves de
Araújo, realizou um projeto sobre a conscientização a cerca do desperdício de
alimentos com a turma 603, da Escola Estadual Professora Cacilda Silva, visando
mostrar que, tanto no Brasil quanto no mundo inteiro, são produzidos alimentos
suficientes para alimentar toda população mundial. Porém, a nossa realidade é
outra. A cada 8 pessoas, 1 está passando fome nesse momento, ou seja, está
desnutrida; problema que afeta a todos nós. E mesmo com toda essa problemática
da realidade mundial, em alguns locais no mundo, como os grandes centros
mundiais, a população tem acesso aos alimentos e sem o despertar da
consciência, desperdiça-os.
Os Objetivos
- Despertar nos alunos do 6º ano do Ensino fundamental II a importância da consciência humana na produção de lixo a partir de desperdícios diários de alimentos.
- Ampliar o discurso sobre o desperdício de alimentos na escola e em casa, pois com os resultados apresentados pelos alunos do 6º ano, despertar os demais alunos de outras séries a responsabilidade individual dos desperdícios de alimentos.
- Avaliar o quantitativo de alimentos desperdiçados nas refeições da escola e montar um gráfico diário junto à cozinha da escola para contabilizar a perda diária.
A Prática
De olho na comida!
Desperdiçar alimentos não está com nada. Conheça (e adote) pequenas atitudes que podem diminuir o que vai para o lixo.
![]() | |
- 30 a 50% da produção alimentícia mundial é jogada no lixo.
- 26 milhões de toneladas, de comida, ao ano, são perdidas no Brasil.
Quando for desperdiçar um prato de comida, lembre-se:
![]() | |||
- 20% desse desperdício acontece no processamento culinário ou por causa de hábitos alimentares.
- 1 em cada 8 pessoas passam fome no mundo e
- 868 pessoas se encontravam desnutridas entre 2010 e 2012.
Fonte: Organização das nações unidas para alimentação e a
agricultura (FAO, sigla em inglês).
O Resultado
Após
algumas aulas sobre a produção de lixo mundial e abordando o tema do projeto,
ficou esclarecido para o corpo discente que a responsabilidade sobre o
desperdício de alimentos é individual e pode ser praticada no cotidiano, tanto
na escola, quanto em casa. As figuras abaixo apresentam o resultado adquirido
no dia 08 de maio de 2013, quando os alunos puderam se servir no horário da
refeição, como num self-service, ou seja, teve a livre escolha para pôr no
prato somente o que desejava comer, evitando o desperdício. As imagens abaixo
foram colocadas em um cartaz para expor o resultado para escola.
Alguns
alunos solicitam a refeição aos profissionais da cozinha escolar, porém não as
consome. Com isso, gera desperdício de alimentos os quais serão jogados fora, e
deixando de alimentar outras pessoas.
Esses
alimentos não podem ser consumidos pelos funcionários da escola.
A foto a seguir apresenta o desperdício da
refeição escolar de alunos sem a consciência de que esse lixo produzido é
desnecessário, e que essa quantidade de alimentos poderia alimentar outras
pessoas.
A
imagem abaixo apresenta o desperdício da refeição escolar, da turma 603, após o
trabalho de conscientização de perda de alimentos que são postos no prato e não
consumidos.
A Conclusão
Só
consuma o alimento necessário à sua nutrição na refeição
escolar. Se não gosta de algum alimento ofertado pela escola, peça para não
colocar no seu prato; está com pouca fome, peça para colocar menos comida. Mas
não esqueça: consuma todo alimento solicitado.
Tenha
consciência e faça a sua parte!





