sábado, 20 de dezembro de 2014

ALUNOS DO CACILDA SÃO HOMENAGEADOS NA PEÇA "A CARTOMANTE"

Os alunos da turma 901/2014 receberam uma homenagem da Oficina Látex de Teatro, grupo de teatro de Cachoeiras de Macacu. O grupo, que ministra oficinas de teatro no Esporte Clube Maricá, encerrou as atividades no dia 20/12/2014, com uma turma de jovens alunos de escolas públicas, a qual uma de nossas alunas, Isadora Gomes da 901, faz parte, apresentando a peça "A Cartomante".  O texto é uma adaptação realizada pela turma 901/2014 da E. E. Professora Cacilda Silva, orientada pela professora Marta de Menezes Miranda. Um dos integrantes do grupo Látex, professor Perceu Silva, que faz parte do corpo docente da nossa escola, já havia trabalhado esse mesmo texto com nossos alunos no projeto "Soltando a Imaginação: Criando e recriando" e, maravilhado com a riqueza literária que Machado nos propicia e com a beleza da adaptação dos nossos alunos, pediu permissão aos autores para apresentar o espetáculo com os alunos da oficina. O projeto de nossa escola teve como base o trabalho de valores como a amizade, o honestidade, o respeito às diferenças, à natureza, entre outros. A turma 901 trabalhou dois conceitos: a valorização da amizade e da honestidade. Para a realização desse projeto, a professora Marta Menezes trabalhou esses conceitos com a turma. O passo seguinte foi a leitura e interpretação do conto. Aplicando o conhecimento prévio sobre a estrutura do texto dramático, a turma realizou a tarefa de transformar o texto narrativo em uma peça teatral, que segundo Odemir Capistrano, num artigo para os Amigos da Cultura de Maricá "o arranjo propiciou ainda à plateia uma amostra do que a criatividade e o esforço coletivo são capazes de realizar, mesmo com poucos recursos. Brava gente!”. Ao término do espetáculo, a professora Marta e a aluna Ana Beatriz Ribeiro foram chamadas ao palco pelo professor Perceu, em agradecimento à colaboração com o espetáculo apresentado. Em seguida, o professor entregou aos alunos os certificados de participação no curso. Na plateia, contamos com a presença da professora Cátia Porto e os professores Aldrin Ferreira (pai de Isadora) e Roberto Nascimento




Ao Centro, a aluna da 901,Isadora Gomes.



Morte de Camilo


Os agradecimentos do Elenco


A Homenagem à professora Marta e à aluna Ana Beatriz, que representava a turma 901


Certificação da nossa aluna, co-autora do texto, Isadora 


A E. E. Professora Cacilda Silva parabeniza a todos os alunos da turma 901/2014, à Professora Marta de Menezes Miranda, ao Professor Perceu Silva  e a todo elenco, de modo especial a aluna Isadora Gomes, que representou de forma magistral o texto adaptado por nossos alunos.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DAS TURMAS 901 e 902/2014

Mais um ciclo foi encerrado na vida dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Cacilda Silva. E nessa noite tão especial, nos despedimos das turmas 901 e 902/2014.  Foi uma festa linda, com a participação dos alunos e seus familiares, professores e funcionários da escola, num clima de total descontração e felicidade pela conclusão do Ensino Fundamental, mas também de muita emoção e aperto no peito por ser esse o último encontro dos nossos queridos formandos na escola que os abrigou e auxiliou na formação de cada um desses alunos.





A Festa




O Clima de Descontração na Chegada dos Alunos - A Cada Sorriso, Um Flash


Turma 901
Turma 901
Turma 902

A Presença dos Familiares





A Entrada dos Protagonistas da Festa ao Som de Tempos Modernos



A Execução do Hino Nacional




Mensagens das Turmas e Agradecimentos

Antes dos agradecimentos, a aluna Yasmim Ketellyn leu a mensagem intitulada "Valeu a pena?", onde os alunos reconhecem a importância da escola na vida deles. Logo após, as alunas Alice, Ana Beatriz, Patriciane e Yasmim Seixas fizeram os agradecimentos a Deus, à Escola, aos Amigos e aos Familiares. Em seguida, a oradora da 901, Jéssica e a oradora da 902, Maria Alice, leram seus discursos, lembrando os momentos que passaram juntos nesses anos de convivência. 


À esquerda, as alunas Yasmim Ketellyn e Alice Cabral. À direita, as alunas Ana Beatriz, Patriciane e Yasmim Seixas.

À esquerda, a aluna Jéssica e à direita, a aluna Maria Alice.



Os Discursos Emocionados dos Professores


Professora Ivânia Guedes, Professora Marta Menezes, Professor Bruno Figueiredo e Professora Cátia Silva.

Professora Adriana Soares, Professor Aldrin Ferreira, Professor Perceu Silva e a Ex-funcionária Catiane Carvalho.


A Entrega dos Certificados da Turma 901


Aos alunos Alice Cabral, Ana Beatriz, Daniel e Diego.

Às alunas Eduarda, Isadora, Janyne e Jéssica.

Aos alunos Larissa, Lucas Braga, Marcelo e Patriciane.

Aos alunos Marcelo Menezes, Rhayne, Thamires e Woshington.

Aos alunos Tiago, Yan, Yasmim Seixas e Yasmim Ketellyn.


A Entrega dos Certificados da Turma 902


Aos alunos Ana Paula, Fabiane, Gabriel e Isabel.

Aos alunos Lucas Torres, Marcos Alexandre, Maria Alice e Yasmim Freitas.



Momentos de Pura Emoção





Concentração Total na Apresentação dos Vídeos das Turmas 





As Palavras do Diretor e a Leitura da Mensagem Final 

O diretor Marcius Clayton fez os agradecimentos aos pais, corpo docente e funcionários da escola e parabenizou aos formandos pelo excelente desempenho em avaliações externas, em especial às alunas Yasmim Ketellyn e Jéssica da turma 901 e ao aluno Matheus Guimarães da turma 902, pela aprovação e classificação no concurso para ingresso no Programa Dupla Escola. Logo em seguida, o professor Perceu leu a mensagem final para os formandos.



À esquerda, o Diretor Marcius Clayton e à direta, o professor Perceu Silva.



Agradecemos a Todos os Professores e Funcionários pelo Empenho e Dedicação Dispensados ao Evento.

A festa de encerramento só pode acontecer graças ao empenho e dedicação das professoras Cristina Magalhães, Jaqueline Muniz, Cátia Silva, Marta Menezes, Adriana Soares e Soraya Costa que organizaram toda a festa, à professora Ivânia Guedes, por ter conduzido toda a cerimônia, aos professores Bruno Figueiredo e Aldrin Ferreira, pela Produção Técnica, aos funcionários da limpeza que ajudaram na arrumação e da cozinha que prepararam um delicioso jantar, que foi servido ao final da solenidade e, finalmente,  ao diretor Marcius Clayton, pelo aval e força dados à cerimônia de enceramento. A todos nosso MUITO OBRIGADO!!!!





Parabéns e Muito Sucesso aos Alunos das Turmas 901 e 902/2014

Parabenizamos aos formandos pela conclusão dessa etapa tão importante de suas vidas. Vão, sigam em frente e trilhem seus caminhos, pois a conquista de hoje vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando pra um futuro muito luminoso.











quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A ESCOLA CACILDA SILVA PARABENIZA OS ALUNOS CLASSIFICADOS NO PROGRAMA DUPLA ESCOLA

As alunas Yasmim Ketellyn Carvalho Pereira, Jéssica Maria de Jesus Barbosa e o aluno Matheus da Silva Guimarães foram aprovados para escolas do Programa Dupla Escola.
O ingresso no programa Dupla Escola se dá através de um processo seletivo, onde as competências em Língua Portuguesa, Matemática e Redação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental são avaliadas. O Programa tem como objetivo o estudo em horário integral, num período de dez horas diárias, tendo à disposição atividades curriculares do Ensino Médio, conhecimentos técnicos, e atividades lúdicas. Atualmente o Dupla Escola está implantado em 26 unidades educacionais, que oferecem ensino bilíngue, com idiomas como o espanhol, o inglês e o chinês; ensino profissionalizante e experimental.

Yasmim Ketellyn


A aluna Yasmim foi aprovada no curso de Biotecnologia do CE CÍRCULO OPERÁRIO.

Biotecnologia é uma área da ciência em acelerada expansão, que vem causando impactos profundos na sociedade por sua quase ilimitada gama de aplicações tecnológicas. Biotecnologia é “qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos” (Convenção sobre diversidade biológica – ONU) . No mundo inteiro, projetos de pesquisa neste campo estão introduzindo avanços importantes para a saúde humana, reprodução animal, preservação ambiental, agropecuária, indústria de alimentos, entre outros.

Biotecnologia: Parabéns, Yasmim Ketellyn



Jéssica Maria 

A Aluna Jéssica Maria foi aprovada para o Curso de Panificação do C. E. COMENDADOR DOS SANTOS DINIS (NATA).

A escola oferece Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, isto é, disciplinas da grade curricular do núcleo comum em diálogo com as disciplinas de caráter técnico-profissional. A escola, localizada no bairro do Colubandê, foi construída em maio de 2009 em um espaço cedido pela CCPL – Cooperativa Central de Produtores de Leite de grande importância histórica no desenvolvimento da cadeia láctea fluminense e nacional, possui dois cursos de formação Técnica: Leite & Derivados e Panificação, e já é referência em ambas as áreas. A escolha deste espaço teve como objetivo reforçar os laços entre conhecimento e prática, uma vez que a proximidade entre a escola e a indústria deveria ser um fator de incentivo aos alunos dos cursos técnicos, especialmente no tocante ao curso de laticínios. O projeto busca viabilizar o atendimento da demanda por mão de obra especializada, não só da indústria fluminense como também das redes de varejo espalhadas pelo Estado.

Panificação - NATA: Parabéns, Jéssica

Matheus Guimarães

O aluno Matheus Guimarães foi aprovado para o Curso Intercultural Brasil/França do CIEP 449 LEONEL DE MOURA BRIZOLA.

Nesta unidade, além do ensino estrutural da língua francesa – língua oficial e/ou administrativa de vinte e nove (29) países nos cinco continentes e que propiciará abertura cultural com o domínio de um novo idioma –, os alunos poderão aprimorar sua compreensão auditiva e expressão oral, a partir de um trabalho interdisciplinar, privilegiando-se o estudo das Ciências da Natureza. Assim, os conhecimentos linguísticos serão aplicados na comunicação e cooperação para a realização de experimentos científicos, atividades lúdicas e interações culturais com países francófonos.

Intercultural Brasil/França: Parabéns, Matheus 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PASSEIO AO PALÁCIO TIRADENTES

Como todo ano, a Escola Estadual Professora Cacilda Silva promoveu, no dia 03/12, um passeio ao Palácio Tiradentes. As turma contempladas desse ano foram as turmas de 8º ano, 801 e 802. 

O Palácio Tiradentes localiza-se no centro cidade do Rio de Janeiro. Foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A arquitetura do Palácio - inaugurado em 1926 – destaca-se por mesclar estilos franceses e neoclássicos, pelos afrescos e esculturas presentes no prédio. Vale à pena visitar: o plenário com sua cúpula composta de vitrais, o piso em mosaico do palácio - uma criação artesanal, o salão nobre, a biblioteca, a sala das comissões, a escadaria que dá acesso ao salão nobre, e finalmente, a exposição fotográfica, que aponta os principais fatos da história política brasileira e também do Parlamento fluminense.

A Animação no Ônibus e na Chegada ao Palácio


Os alunos foram recepcionados e guiados até o refeitório onde saborearam o lanche oferecido no Palácio.




O Plenário

Nossos alunos foram guiados pelo monitor que os levou ao plenário, onde receberam uma verdadeira aula de cidadania. Logo após, fizeram a visita guiada ao salão nobre, à exposição permanente e à biblioteca.



O Salão Nobre







A Exposição Permanente "Palácio Tiradentes - Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro"








A Biblioteca










terça-feira, 2 de dezembro de 2014

OS TALENTOS DO CACILDA

Aconteceu no último dia 02/12 a culminância do projeto Os talentos do Cacilda. A ideia do projeto surgiu a partir da discussão sobre a falta de valorização dos talentos dos nossos alunos, que muitas vezes ficam ocultos pela falta de oportunidade dos mesmos em expressarem seus dons.

As apresentações dos alunos


As alunas Sarah e Ellen, do 8º ano, dando um show de interpretação com a música "De Janeiro a Janeiro"



A Aluna Maria Eduarda, do 7º ano, soltando a voz com a música "Tudo o que você quiser"



O Felipe Marques, do 8º ano, apresentando uma composição de própria autoria.



Turma 901 apresentando Flash Mob com a música "Happy"






Apresentação de dança com alunos do 7º, 8º e 9º anos



As alunas do 8º ano, Lídia Helena, Mariany e Vitória soltando o voz no Karaokê


As alunas Isadora e Larah, do 7º ano, numa apresentação de dança.


Professores e funcionário também mostraram seu talento


O Professor Bruno Figueiredo apresentando a música "Pescador de Ilusões"






Os professores Marta Menezes e Victor Eduardo apresentando a música "Vapor Barato" 



Professor Thalles Resende cantando a música "Pais e Filhos"


Professora Soraya cantando a música "Você"




A funcionária Sandra cantando Raça Negra.

Parabéns a todos que participaram e abrilhantaram o nosso show de talentos.