quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ações para IV CNIJMA - 2ª Semana

Na semana da conferência na escola, as atividades continuaram a todo vapor. Enquanto os professores de ciências e de geografia orientavam os alunos na elaboração dos projetos, os professores das demais disciplinas continuaram a incentivar a os alunos a pensar sobre meio ambiente e sustentabilidade, passando filmes, vídeos da internet, músicas, poemas, textos, levando os alunos à reflexão sobre a importância do papel deles para o futuro do nosso planeta. 


Para alertar os alunos, foi apresentado um vídeo sobre o futuro do planeta em 2070, caso a humanidade continue esgotando os recursos naturais da Terra. Logo após, eles assistiram a um clipe da música "O Sal da Terra" de Beto Guedes  e Ronaldo Bastos.






Após assistir ao filme e ouvir a música, os alunos foram convidados a  expressar, através de frases e desenhos, o que haviam refletido durante as atividades.




As Pesquisas de Campo

Os alunos saíram em campo para pesquisar as condições do ar atmosférico no centro da cidade, a vegetação e as condições da lagoa em Maricá.




A Preparação para as Apresentações da Conferência

 

Turma 601 empenhada no projeto "Compostagem Artesanal" orientados pela professora Rosana Rabello Barroso.





Turma 902 preparando a maquete para o projeto "Sempre Água: Reaproveitamento da Água da Chuva", orientados pelo professor Fábio Verri.





Turma 901 preparando a apresentação do projeto "Água: Temos de Economizar, Senão Vai Acabar". Projeto iniciado pela professora Sirlei Alves de Araújo e concluído de forma autônoma pela turma, com empenho e garra.





Turma 803 preparando o projeto "Restinga Viva", orientada pelo professor Fábio Verri.






Turma 602 preparando o projeto "Compostagem Artesanal", orientados pela professora Rosana.






Preparação do projeto "Natureza Limpa: Reciclagem do Óleo de Cozinha", pela turma 603, orientada pelas professoras Cátia Maria Porto Silva e pela professora Soraya Araújo.







Turma 701 aquecendo a garganta para a apresentação do projeto "O fogo, as Queimadas e o Meio Ambiente em Maricá", orientada pelo professor Bruno Figueiredo.




sábado, 24 de agosto de 2013

Ações para IV CNIJMA - 1ª Semana

O que é a CNIJMA?


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) consiste num processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades.  A IV CNIJMA trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

A Conferência na Escola

Como o objetivo da CNIJMA é a tarefa de construir conhecimentos para cuidar do Brasil a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano da escola,  a nossa escola, após uma reunião com as diretoras,  os professores e as coordenadoras, fez o seguinte planejamento para a primeira etapa da conferência.
Todos os professores da U.E. terão o dever de colaborar na realização dessa conferência, trabalhando com textos, filmes e estimulando  todo o corpo docente a refletir sobre as seguintes questões: Quais os problemas mais comuns enfrentados pela nossa escola e que afeta toda a nossa comunidade? O que podemos fazer para amenizar esses problemas? Podemos idealizar um projeto para que os impactos ambientais sejam atenuados na nossa comunidade? Que tipo de parceria podemos buscar para realizar esse projeto? Respondidas essas questões, os alunos, juntamente com os professores, deverão pensar em projetos a serem possíveis de serem realizados na escola, a fim de torná-la mais sustentável. 

O trabalho selecionado durante a Conferência representará a nossa escola em âmbito Estadual e, se selecionado irá para Brasília competir em rede Nacional. Um delegado e um subdelegado serão escolhidos, junto com um professor responsável que os acompanhará.

Os temas ficaram assim distribuídos 
  • 6º ano: Terra; 
  • 7º ano: Fogo;
  • 8º ano: Ar; 
  • 9º ano: Água.
 
 

 As ações na Primeira Semana 

Devido ao pouco tempo para a realização dos trabalhos da Conferência, faz-se necessário que todas as ações aconteçam em duas semanas. Professores, direção e alunos, empenhados no sentido de darem o melhor de si, estão desenvolvendo com rapidez suas atividades relacionadas ao tema. Tudo isso com o objetivo de estarem prontos para apresentar seus trabalhos na Conferência da escola que vai se realizar no dia 28 deste mês, às 11 horas, e contará com a participação de toda a comunidade escolar.     

Na segunda-feira, dia 19/08, todas as turmas assistiram a filmes relacionados com o tema definido para o ano escolar, a fim de sensibilizar os alunos para as questões ambientais e os problemas que o descuido com o meio ambiente possa acarretar.

 
 

Palestra com o Professor Márcio Venâncio

No dia 21/08, o Professor de Biologia José Márcio Venâncio, ministrou palestras esclarecendo a todos os alunos o que é o meio ambiente, como ele é formado, sobre a importância do respeito ao que a natureza nos presenteia, e, principalmente, sobre a necessidade de se conscientizar sobre o papel e a responsabilidade de cada cidadão em relação ao futuro do nosso planeta. 


O Professor Márcio iniciou a palestra esclarecendo aos alunos o que é o meio ambiente e a importância de cuidar dele através de medidas sustentáveis.


Nas três primeiras fotos, a expectativa dos alunos para o início da palestra; nas três fotos seguintes, a concentração dos mesmos nas palavras do nosso palestrante.




Os professores Perceu Silva, Aldrim, Cátia Porto, Cláudia Paiva e Marta Menezes não perderam a oportunidade de participar da palestra e se informar um pouco mais sobre o assunto.

Falta pouco tempo! Mas muita vontade de realizar um trabalho que pode contribuir, e muito, para a melhoria da vida na nossa escola e comunidade. Vamos todos cuidar do nosso meio ambiente! Vamos cuidar do nosso Planeta! E lembrem-se: A Terra é a nossa casa!


Isso me lembra uma música linda, 93 Million Miles, do Jason Mars, que algumas turmas estudaram no começo do ano, vamos relembrar?

 

93 Million Miles_     Jason Mraz


93 million miles from the sun
People get ready, get ready
Cause here it comes, it's a light
A beautiful light, over the horizon
Into our eyes
Oh, my, my, how beautiful
Oh, my beautiful mother
She told me, son, in life you're gonna go far
If you do it right, you'll love where you are
Just know, wherever you go
You can always come home

240 thousand miles from the moon
We've come a long way to belong here
To share this view of the night
A glorious night
Over the horizon is another bright sky
Oh, my, my, how beautiful,
Oh, my irrefutable father
He told me, son, sometimes it may seem dark
But the absence of the light is a necessary part
Just know, you're never alone,
You can always come back home
Home
Home
You can always come back

Every road is a slippery slope
But there is always a hand that you can hold on to
Looking deeper through the telescope
You can see that your home's inside of you

Just know, that wherever you go,
No, you're never alone,
You will always get back home
Home
Home

93 million miles from the sun
People get ready, get ready
Cause here it comes, it's a light
A beautiful light, over the horizon
Into our eyes

 

93 Milhões de Milhas(Tradução)

A 93 milhões de milhas do Sol
As pessoas preparam-se, preparam-se
Porque lá vem, é uma luz
Uma linda luz, além do horizonte
Para dentro de nossos olhos
Oh, minha nossa, que linda
Oh, minha bela mãe
Ela me disse, filho, você irá longe na vida
Se fizer tudo direito, amará o lugar onde estiver
Apenas tenha certeza de que onde quer que vá
Você sempre poderá voltar para casa

A 240 mil milhas da Lua
Percorremos uma longa distância para pertencer a esse lugar
Para compartilhar essa vista da noite
Uma noite gloriosa
Além do horizonte há outro céu brilhante
Oh, minha nossa, que lindo
Oh, meu pai irrefutável
Ele me disse, filho, às vezes, pode parecer escuro
Mas a ausência da luz é uma parte necessária
Apenas tenha certeza de que você nunca está sozinho,
Você sempre poderá voltar para casa
Casa
Casa
Você sempre pode voltar

Toda estrada é uma ladeira escorregadia
Mas sempre há uma mão na qual você pode se segurar
Olhando profundamente pelo telescópio
Você pode perceber que seu lar está dentro de você

Apenas tenha certeza de que onde quer que você vá
Não, você nunca está sozinho,
Você sempre voltará para casa
Casa
Casa

A 93 milhões de milhas do Sol
As pessoas preparam-se, preparam-se
Porque lá vem, é uma luz
Uma linda luz, além do horizonte
Para dentro de nossos olhos