domingo, 1 de dezembro de 2013

Um Pouco Mais Sobre os Projetos Vencedores



Como as duas propostas de projeto vencedoras contemplam o mesmo subtema, Ar,  e têm características complementares, foi acordado que as propostas serão  fundidas em um único projeto, sendo essa fusão o projeto representante da nossa escola na Etapa Estadual da IV CNIJMA.

Afinal, o que atraiu a votação dos alunos e da comunidade nesses projetos?

O projeto da turma 802



Orientado pelo Professor Fábio Verri e com o título "Verde que te quero Verde: Mudando os ares da cidade com adoção de calçadas e vazios urbanos", tem como proposta realizar o plantio de árvores de espécies determinadas por técnicos e/ou profissionais capacitados (parceiros do projeto) que levarão em conta as características do local, nas calçadas e vazios urbanos, por alunos, professores e comunidade. O projeto prevê ainda a produção de grande parte das mudas na própria escola, sendo a outra parte  adquirida em viveiros parceiros. O projeto tem como objetivo melhorar o ambiente urbano, promovendo uma maior área de sombra nas ruas, acarretando numa diminuição da temperatura local e incentivando a locomoção de pedestres, um aumento no número de espécies da fauna que dependem direta ou indiretamente das árvores e seus frutos e o envolvimento da população em projetos ambientais.


 



O projeto da turma 801


Orientado pelo professor Bruno Figueiredo, com o título: "O trânsito e a poluição atmosférica em Maricá", partiu da observação de que o trânsito no centro da cidade seria um dos principais causadores da poluição de Maricá, constituindo um grande problema não só para a nossa comunidade, como também para toda a cidade. O projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade para a preservação da atmosfera, divulgando os malefícios do trânsito com pouca fluidez no centro urbano de Maricá, promovendo os benefícios do uso da bicicleta para pequenas distâncias, incentivando a prática de caminhadas e informando sobre as vantagens do transporte público. A divulgação será feita através da criação um material multimídia para que se possa atingir diferentes segmentos sociais, em suas respectivas redes de comunicação: vinhetas em áudio (para radiotransmissoras locais), vinhetas em vídeo (para redes de vídeo na Internet), fotos com mensagens (para divulgação em Redes Sociais) e cartazes (para fixação em estabelecimentos da comunidade).


Vejamos como ficou o trabalho de divulgação da turma 801:


Trânsito e Meio Ambiente





Entrevista com os Professores:




Vinheta "Não polua a atmosfera, preserve o meio ambiente"

 



Vinheta "caminhe e preserve o meio ambiente":

 

 

Parabéns aos alunos das turmas 801 e 802 pelo desempenho e aos professores Bruno Figueiredo e Fábio Verri pela dedicação aos projetos e às turmas.