Cacilda Silva no projeto "Descobrindo o Nata"
No dia
13/08/2013, os alunos da turma 901 fizeram uma visita, sob a orientação da
Professora Marta de Menezes Miranda, ao
Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, mais comumente conhecido
pela sua sigla, NATA (Núcleo Avançado de Tecnologia de Alimentos
e gestão de cooperativismo). O colégio abriu as suas portas para a visitação de alunos de outras unidades escolares.
O
objetivo da visita foi apresentar aos alunos do 9º ano a oportunidade de adquirir formação técnica no Ensino Médio e mostrar o
impacto positivo e o diferencial da profissionalização oferecida na
modalidade Ensino Médio Integrado.
![]() |
|
Foto na
fachada da escola.
|
Sobre a Escola
O NATA
é a primeira escola de ensino médio integrado que forma profissionais para as
áreas de laticínios, panificação e confeitaria. Os cursos têm duração de três
anos, conciliando teoria e prática desde o primeiro ano. Criado a partir de uma
parceria entre o Instituto Pão de Açúcar e o Governo do Estado do Rio de
Janeiro, o projeto conta hoje com 360 alunos, distribuídos nos dois cursos. As
atividades desenvolvidas no curso são:
- Processamento de leite e produção de todo os tipos de derivados do mesmo.
- Processamento e produção de todos os itens de padaria e confeitaria.
- Controle de qualidade referente às atividades produtivas, matéria-prima e vida útil dos produtos.
- Gestão sobre cooperativismo, varejo, indústria e relações interpessoais.
![]() |
|
Nos
corredores há mensagens sobre a importância da alimentação nutritiva e
mensagens de incentivo aos estudos.
|
A partida
![]() |
|
Muita alegria e a ansiedade pelas descobertas que estão por vir.
|
A
Visita ao Anexo Monitorada por Alunos do 2º ano
![]() |
As
salas de aula do 1º e 2º anos e a recepção calorosa dos alunos do NATA.
|
Laboratório de Microbiologia
![]() |
| A turma foi recepcionada pelo professor Edwaldo e orientados sobre os procedimentos de análise dos alimentos. |
Laboratório de Físico-química
![]() |
|
A turma
foi recepcionada pelo professor Paulo e alertada sobre os cuidados necessários para a
manipulação de reagentes no laboratório.
|
As usinas de Laticínios e Panificação
![]() |
| As fotos do mosaico localizadas acima são da usina de laticínios, onde ocorre o processamento do leite e a produção de laticínios. As fotos localizadas na parte inferior são da usina de panificação, onde ocorre o processamento e produção de todos os itens de padaria e confeitaria. |








Mais que uma aula diferente. Uma vivência que faz da educação algo realmente relevante para essa geração que valoriza o instantâneo. Parabéns aos mestres e estudantes!
ResponderExcluirFoi legal esse dia .. Adorei !!
ResponderExcluir