terça-feira, 13 de agosto de 2013

Visita da turma 901/2013 ao NATA



Cacilda Silva no projeto "Descobrindo o Nata"


No dia 13/08/2013, os alunos da turma 901 fizeram uma visita, sob a orientação da Professora Marta de Menezes Miranda,  ao Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, mais comumente conhecido pela sua sigla, NATA (Núcleo Avançado de Tecnologia de Alimentos e gestão de cooperativismo). O colégio abriu as suas portas para a visitação de alunos de outras unidades escolares.
O objetivo da visita foi apresentar aos alunos do 9º ano a oportunidade de adquirir formação técnica no Ensino Médio e mostrar o impacto positivo e o diferencial da profissionalização oferecida na modalidade Ensino Médio Integrado.


Foto na fachada da escola.



Sobre a Escola


O NATA é a primeira escola de ensino médio integrado que forma profissionais para as áreas de laticínios, panificação e confeitaria. Os cursos têm duração de três anos, conciliando teoria e prática desde o primeiro ano. Criado a partir de uma parceria entre o Instituto Pão de Açúcar e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto conta hoje com 360 alunos, distribuídos nos dois cursos. As atividades desenvolvidas no curso são:

  • Processamento de leite e produção de todo os tipos de derivados do mesmo. 
  • Processamento e produção de todos os itens de padaria e confeitaria.
  •  Controle de qualidade referente às atividades produtivas, matéria-prima e vida útil dos produtos. 
  • Gestão sobre cooperativismo, varejo, indústria e relações interpessoais.
 


Nos corredores há mensagens sobre a importância da alimentação nutritiva e mensagens de incentivo aos estudos.


A partida

 


Muita alegria e a ansiedade pelas descobertas que estão por vir.

A Visita ao Anexo Monitorada por Alunos do 2º ano




As salas de aula do 1º e 2º anos e a recepção calorosa dos alunos do NATA.

Laboratório de Microbiologia


 
A turma foi recepcionada pelo professor Edwaldo e orientados sobre os procedimentos de análise dos alimentos.

 

Laboratório de Físico-química

 



A turma foi recepcionada pelo professor Paulo e alertada sobre os cuidados necessários para a manipulação de reagentes no laboratório.



As usinas de Laticínios e Panificação




As fotos do mosaico localizadas acima são da usina de laticínios, onde ocorre o processamento do leite e a produção de laticínios. As fotos localizadas na parte inferior são da usina de panificação, onde ocorre o processamento e produção de todos os itens de padaria e confeitaria.

 

A Palestra

 

 


A visita foi encerrada com uma palestra sobre a escola, sobre a formação de alto nível para futuros profissionais da área, sobre as atividades desenvolvidas no curso, sobre o mercado de trabalho e sobre o processo seletivo para o ingresso de novos alunos.

2 comentários:

  1. Mais que uma aula diferente. Uma vivência que faz da educação algo realmente relevante para essa geração que valoriza o instantâneo. Parabéns aos mestres e estudantes!

    ResponderExcluir
  2. Foi legal esse dia .. Adorei !!

    ResponderExcluir