Reescrevendo o Enredo dos Livros Através de Paródias
Após a leitura, estudo e debate sobre o livro escolhido e seus ensinamentos, os alunos realizaram paródias de músicas da Legião Urbana seguindo o tema do livro lido pela turma.
A Legião Urbana foi escolhida como inspiradora para as paródias dos livros, pois a banda possui músicas com letras cujos conteúdos trabalham valores que puderam ser relacionados ao universo literário proposto aos alunos. Livro: “A Droga da Obediência” - Música: "Geração Coca-cola"
O que a turma aprendeu com esse livro?
A droga da obediência, a princípio, foi criada para ser utilizada em pacientes loucos e, nas mãos do ganancioso Dr. Q. I., acabou se tornando uma arma para controlar a humanidade. O livro nos leva a vários ensinamentos, mas dois se destacam:
I) O perigo de uso de drogas, não só as ilícitas, como também as drogas lícitas, como cigarros, bebidas e remédios.
II) A ambição em excesso faz com que as pessoas desrespeitem seus semelhantes.
Livro: “Corrupto” - Música: "Que País é Esse?
O que a turma aprendeu com esse livro?
O livro mostra o lado da família, como ela sofre com as atitudes de Armando e nos leva a alguns questionamentos:
I) Será que as reações são justas com a família?
II) Será que aqueles que atiram pedras não têm telhados de vidro?
III) Será que existe algum modo de acabar com a corrupção, que parece tão normal em nossa sociedade?
Livro: “Capitães da Areia” - Música: "Mais do Mesmo"
O que a turma aprendeu com esse livro?
O livro mostra uma realidade muito vivida nos dias de hoje: o abandono e a marginalização de crianças. O tema nos leva a refletir sobre a questão da maioridade penal e nos leva aos seguintes questionamentos:I) De quem é a responsabilidade em relação às crianças de rua: dos nossos governantes ou de toda sociedade?
II) Como devemos lidar com nossas crianças que estão jogadas nas ruas, sem assistência, tratadas como marginais?
III) Quais providências devem ser tomadas diante do abandono do menor?





Nenhum comentário:
Postar um comentário